Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Revoltas "twitticas" : Será esse o melhor caminho?

Com um breve estudo da história do Brasil, principalmente dos anos 80 e 90 observamos a presença de jovens em movimentos políticos como nas "diretas já" e "Caras-pintadas". Porém esse interesse pela vida política do país diminuiu bastante durante os anos 2000, há quem diga que o motivo para isso é a estabilidade pela qual o país está passando e há também quem diga que os jovens se interessam mas se manifestam por vias diferentes, como a internet.
Mas vejamos: A vida politica do nosso país está mesmo tão estável assim? Recentemente podemos nos lembrar do mensalão e de escandalos como a superfaturação de obras, gastos excedentes e até mesmo (mais recente ainda) o video do Deputado Bolsonaro em que ele dá declarações homofóbicas e tipicamente "nazistas".
E qual foi a resposta da 'juventude' em relação a isso? Revoltas no twitter, posts e mais posts com tags como o #forasarney e #forabolsonaro que infelizmente não deram em nada.
A internet está aqui para nos ajudar a divulgar nossas ideias e encontrar pessoas com ideias semelhantes mas não é o melhor lugar para "revoltas". Usar a internet para marcar passeatas, difundir assuntos polêmicos e informa-se sobre a situação politica é muito bom, mas fazer da internet o único meio para tentar mudar uma realidade como a corrupção não é a solução.
A verdade é que Bolsonaro continua nos "representando" na câmara de deputados e Sarney continua no Senado, inclusive como o presidente de tal.
Portanto, acredito que a juventude deve ser menos "acomodada", pois promover uma tag no twitter é muito fácil, mas sair para as ruas e lutar pela nossa democracia é muito mais valido.

2 comentários:

  1. Primeiramente gostaria de dizer que achei legal você retomar a idéia do blog (já havia tempo que não escrevia nada!).

    Quanto o uso da internet para realizar críticas, acho válido, mas como você disse: não deve ser o único espaço a ser usado.

    A política deve ser realizada, em minha opinião, cara-a-cara. Deve haver a discussão entre os indivíduos. De outra forma pode haver um desvaziamento político, no sentido amplo da palavra.

    ResponderExcluir
  2. É, eu tinha deixado meu blog meio de lado mesmo, acomodação e falta de tempo juntos dão nisso.

    A minha opinião, como já disse no post, é que a internet nesse caso é uma ferrmanta para ajudar nas manifestações mas não o 'lugar certo' para manifestações.
    Como aconteceu no Oriente Médio, a internet pode ser uma ferramenta muito importante, mas até hoje não conheci nada que supere o povo na rua, como você disse a "política cara-a-cara".

    ResponderExcluir