Páginas

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Ditadura da maioria

Vivemos em uma democracia onde, pelo menos teoricamente, todos temos os mesmos direitos perante a sociedade. Seria ótimo se na prática funcionasse dessa maneira, mas pelo que tudo indica a coisa é bem diferente.
Vivemos sim em uma "ditadura da maioria", porque se você não concordar com o que a maioria pensa você é o errado. O mais triste em tudo isso é que infelizmente a maioria é alienada e manipulada pela mídia e por opiniões de um pequeno grupo que retém o poder, portanto quem tem o poder gera a informação, informação essa que é passada da forma em que lhe convém para que o poder continue em suas mãos.
Dessa maneira a ditadura da maioria prevalece, já que a maioria é alienada e pensa como a minoria que é quem tem o poder nas mãos.
O que temos que ter em mente é que a opinião única é um atraso de vida, precisamos de mais pessoas que não concordam com tudo o que é dito, precisamos de mais acesso a cultura e mais censo crítico, só assim a democracia vai ser exercida de verdade.
Por esse motivo eu apoio o projeto MPB (música para baixar) e a reforma nos direitos autorais, o que nós precisamos é acesso livre a cultura, direitos iguais a todos.

4 comentários:

  1. são pequenos movimentos que ajudam a romper com ditaduras: um link pra download, um blog com um texto conciente, um papo numa mesa de bar! é isso, pequenas epifanias nos levam a caminhar! grande abraço da trupe do @oteatromagico

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Prezada Thamiris, quando a ampliação da democracia, estou de acordo.
    Quanto o acesso livre a cultura, não concordo. Não podem ser os atores, escritores, poetas, intelectuais, músicos... os responsáveis pela conta(R$). Quem produz/estuda/apresenta... quer retorno, até porque é justo depois de tanto sacrifício. Sem retorno não haverá incentivo para a produção.
    O que deve ser combatido é a super-exploração do cultura (CDs caros, teatros com ingressos elevados...). O governo que deve ser o responsável pelo controle dos preços e por esses custos de democratização. Por isso pagamos impostos.

    ResponderExcluir
  4. Thamires, deixo alguns links para que saiba o que faz um sociólogo:

    http://www.uel.br/prorh/carreira/classe_1/sociologo.pdf

    http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL84201-5604-8715,00.html

    http://agoravirtual2.blogspot.com/2010/03/textos-de-sociologia.html

    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ciencias-sociais/ciencias-sociais.php

    ResponderExcluir